Leite de Coco Caseiro

Estou me perguntando até agora POR QUE EU NÃO FIZ ISSO ANTES!

leitedecoco

Com os problemas atuais relacionados ao leite de vaca – seja adulteração nas indústrias ou intolerâncias /alergias cada vez mais frequentes na população -, ter uma substituição é praticamente indispensável!

Saibam também que já existem estudos relacionando o consumo de LACTOSE com ACNE (e não, não existem estudos que relacionem acne com o consumo de chocolate, apesar de todos falarem tanto sobre isso). Pois é, mais um motivo pra evitar o leite de vaca.. Sem falar nos hormônios (relacionados ao câncer) que estão presente em grande quantidade neste tipo de leite. O leite de coco, por ter consistência muito parecida e gosto muito suave, pode ser usado tranquilamente como substituição em qualquer receita que vá leite de vaca…  Bolos, pães, molhos, vitaminas, café com leite, panquecas, sorvetes, tortas, purês…Tudo!

Gente, é INFINITAMENTE melhor e mais saudável que leite de coco industrializado. Fazer seu próprio leite é muito bom! Pelo menos pra mim, é muito bom saber o que estou ingerindo. Nada de espessantes, conservantes, corantes, aromatizantes e outros  aditivos químicos que nem sabemos pra que servem.
Sem falar que os industrializados mais saudáveis do mercado (amêndoas, arroz, aveia – EVITEM OS DE SOJA, POR FAVOR!!), chegam a custar mais de R$15 o litro! Sem condições, né?! Esse que eu vou ensinar custa menos de R$5.

BENEFÍCIOS:  O leite de coco é o que apresenta mais benefícios para nossa saúde! Rico em ácido láurico (antiviral, antibactericida e antifúngico, melhorando a resposta imunológica do nosso organismo) e rico em vitaminas, minerais e e eletrólitos, incluindo potássio e cálcio.
Além disso, há quem use o leite de coco para cuidados de pele, para hidratar e reparar a pele seca, e até mesmo no cabelo. Mas aí já não é comigo, isso vocês perguntem pra quem entenda do assunto quando, como e se devem usar! Haha

Falei muito pra variar. Vamos ao que vocês querem: receita!


 

LEITE DE COCO CASEIRO

Ingredientes:

  • 1L de ÁGUA QUENTE
  • 1 COCO SECO (com a água de dentro)

Preparo:

  1. Abrir o coco, reservar a água,  retirar a polpa (da casca)  e quebrá-la grosseiramente em alguns pedaços.

    Obs.1: Os pedaços NÃO precisam ser muito pequenos!
    Obs.2: Não é necessário remover a parte marrom que fica no interior do coco, só remova se você fizer muita questão. Eu fiz com e sem e ambos ficaram brancos e praticamente iguais. A única diferença é o trabalhão que dá pra tirar tudo aquilo.  (Comparação no final do post)
    Obs.3: ABRINDO O COCO: eu costumo fazer um furo (com um abridor de vinho) em uma daquelas partes mais escurinhas do coco (os “olhos”), então viro a água em algum copo e depois deixo alguns minutos “assando”  no forno, até ele rachar. Mas é só jogar na internet “como abrir coco seco” que aparecem milhões de formas.leitecoco4

  2. Bater o coco no liquidificador com a água quente e a água do coco até ficar homogêneo.
  3. Coar o leite com auxílio de um coador ou pano de prato esterilizado.leitecoco3
    Obs: NÃO JOGUEM FORA O RESÍDUO! Pode ser utilizado normalmente como coco ralado em outras receitas, ou para fazer farinha de coco (é só espalhar em uma forma e deixar no forno até dourar).
  4. Guardar em um recipiente fechado. Conservar na geladeira por até 5 dias.

leitecoco1

ALTERNATIVA: também pode ser feito apenas na hora/dia que quiser tomar. Para isso, seguir o passo nº 1, deixando o coco em pedaços guardado na geladeira. Quando quiser tomar, coloque água quente até cobrir o coco no liquidificador. Siga o passo 3 e 4 normalmente.


Comparando o leite feito com a parte marrom e sem:

leitecoco2

 

8 comentários sobre “Leite de Coco Caseiro

Deixe um comentário