Como fazer Iogurte Grego Light em casa

ImagemPra ser bem sincera, eu nunca provei iogurte grego do supermercado. Acho um absurdo  iogurte ter um monte de açúcar, gordura, calorias vazias e porcaria dentro.. Se for pra tomar iogurte, eu quero tomar iogurte saudável, se eu quiser porcaria eu como um chocolate! (Minha opinião, não precisam levar isso como verdade!)

Mas o meu é bom e eu ensino vocês a fazerem.. Zero gordura, zero adição de açúcar e bem mais barato!

Vocês vão precisar de:

  • 1 filtro de café
  • 1 potinho de iogurte desnatado
  • 1 xícara ou garrafa com a boca larga

Como fazer:

1. Coloque o filtro em uma xícara ou qualquer recipiente mais alto e coloque o iogurte dentro do filtro. O filtro não pode ficar perto da parte de baixo da xícara, pois lá ficará o soro do iogurte.

2. Cubra com papel alumínio ou papel filme e leve à geladeira por algumas horas (aproximadamente 4) para o soro escorrer bem.

Imagem

3. O que ficou no filtro é a parte que vocês vão aproveitar. Um iogurte bem cremoso!

Imagem

Eu usei um iogurte que eu fiz (se quiserem eu ensino depois), mas pode ser qualquer potinho de iogurte, da marca que vocês preferirem..

Se quiserem adicionar algum sabor, dá pra bater com frutas no liquidificador ou colocar um pouquinho daqueles suco em pó (zero açúcar) e pronto!

4 comentários sobre “Como fazer Iogurte Grego Light em casa

    1. Oi Beatriz!

      Claro! Vamos ao preparo do iogurte natural tradicional…

      Ingredientes:

      – 1 litro de leite desnatado ou semidesnatado
      – 1 potinho de iogurte natural (integral ou desnatado) – aproximadamente 170g

      Modo de preparo:
      Colocar o leite em uma panela e levar ao fogo. Desligar assim que ferver. Se formou uma película, descarte-a. Deixar o leite esfriar até o ponto que você consiga colocar o dedo no leite e ele se mantenha bem quente, mas sem queimar seu dedo. Se o dedo consegue ficar ali por 10 segundos, a temperatura está ideal.
      Nesse momento, coloque o copinho de iogurte no leite e misture (com o fogo desligado). Feche a panela* e envolva-a com algumas toalhas, para mantê-la aquecida. Deixe bem fechado por cerca de 8 a 10 horas em temperatura ambiente, dentro de um lugar escuro e fechado, como o microondas ou forno (desligados). Se estiver muito calor, ele pode ficar pronto antes, ou seja, quando ele atingir a consistência de iogurte, está pronto.

      *Caso sua panela não feche bem, transfira-o para outro pote fechado.

      ———–

      Cada vez que quiser fazer iogurte novamente, use um potinho deste iogurte que você fez, assim nunca mais terá que comprar iogurte no mercado! 🙂

Deixe um comentário

