Bolo de Caneca Saudável

Como dá pra  ver, eu não uso uma caneca… Pode fazer em qualquer recipiente. Usei esse nome só pra indicar que é pequeno e vai no microondas.

Ingredientes:

  • 1 ovo
  • 1 banana amassada (bem madura)
  • 3 colheres de sobremesa de farelo de aveia (pode dividir com outras farinhas saudáveis)
  • 1 pitada de canela ou cacau
  • 1 colher de café de fermento

Preparo:

Mistura tudo (sempre deixando o fermento por último)  com um garfo em alguma xícara ou recipiente pequeno e leve ao microondas por 2 minutos.

bolocaneca

Me perguntaram se esse bolo ficava bom algumas horas depois, pra levar de lanche.. Fiz o teste e sim, continua bom! É só armazenar direitinho e pode levar tranquilamente pra comer depois.

Obs: Essa é uma “receita base”,  os ingredientes podem ser variados ou adicionados conforme o gosto de vocês.. Dá pra usar coco ralado, passas de uva, essências, iogurte… A escolha das “farinhas” é de vocês..  Adequem às suas dietas conforme a quantidade de cada nutriente. Se precisarem de ajuda pra isso é só falar nos comentários.

Anúncios

54 comentários sobre “Bolo de Caneca Saudável

    1. Que bom que você gostou, Glória! Eu fico bem feliz!

      Cuidado com o consumo de adoçantes, ok?! Eles estão relacionados à diabetes e obesidade, e a sucralose vem sendo relacionada à problemas na função da tireoide.

      O ideal é acostumar o paladar ao doce natural das frutas!

  1. Nossa amei! to fazendo regime e não é fácil, mais essa receita ficou perfeita , até minha mãe foi fazer de tanta água na boca que deixei ela. Bjss

  2. Eu fiz sem a banana e ficou muito bom. Eu apenas achei que ficou com gosto do ovo, mesmo depois de ter tirado a pele do ovo. Vou tentar fazê-lo novamente somente com a clara do ovo. Depois comento aqui como ficou.

  3. Eu tentei aqui, mas no lugar do ovo coloquei leite… Nas farinhas foi farelo de aveia, de amaranto e farinha de côco. Ainda coloquei uva passa e castanha do Pará.
    Achei que não cresceu e ficou meio crú no fundo e laterais. =(
    Não sei a potência, foram 5 minutos no modo “pudim” .
    Será que sou tão péssima na cozinha??? Ah nem ='(

    1. Oi Leandra!

      Você não é péssima na cozinha não!

      Mas o ovo e o leite se comportam de formas muito diferentes nas receitas, então não podem ser substituídos um pelo outro. A receita ficou completamente diferente da original, por isso era esperado um resultado completamente diferente também, entende?

      Tenta seguir como está e me diz se deu certo!

      Beijos!

  4. Acabei de fazer esse bolo ficou uma delícia.
    Dividir as colheres as colheres de aveia coloquei, uma e meia de farinha de linhaça dourada e usei açúcar organico.
    ficou perfeito ,sem cheiro.

  5. Eu fiz sem a gema e ficou maravilhoso, não coloquei a canela misturada, apenas untei a caneca com canela. Ficou ótimo!!! Mas da próxima vez farei com o ovo inteiro! Obrigada

  6. Muito bom! Usei farinha de chia, aveia em flocos e farinha integral. Tava com uma secura de doce é o bolinho ajudou bem. Obrigada pela receita, vou mandar pra minha nutri. Bjo

  7. Fiquei tão empolgada em fazer a receita, que esqueci de colocar o ovo. Tinha Farelo de trio misturado com linhaça dourada e chia. Ficou um bolo com a consistência de Pudim de pão; Mais eu gostei muito.

  8. amei a receita, substitui a banana por maça sem casca ralada,e dividi a farinha em farinha integral e farinha de aveia, ficou fofinho e divino!!!!!obrigada pela dica Rafa!!!!

  9. O que fiz coloquei somente uma colher de aveia em flocos, uma colher de cacau, uma colher de chá de canela e finalizei com mel…. humm ficou molhadinho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s