Pão 100% Integral (sem leite)

Todos sabemos que o pão integral de supermercado, de saudável não tem (quase) nada, né?!

É claro que são bem mais práticos, e ainda prometem  ser “light”,  “integrais” , “ricos em fibras”, etc.  Supostamente, oferecem sabor, praticidade, nutrição eficiente e alimentos funcionais (que são promotores de saúde e diminuem o risco de certas doenças, provocadas pelo estilo de vida moderno, como diabetes, pressão alta , obesidade, colesterol alto, etc..). Parece ótimo, não?!

Não!! Isso aconteceria se realmente  esses pães tivessem em sua composição, e em quantidades mínimas adequadas, os alimentos que são destacados na parte da frente da embalagem..

O que eu quero dizer com tudo isso é: na maioria das vezes, os pães vendidos como integrais são feitos com ingredientes de baixo valor nutricional como farinha branca, açúcar refinado,  gorduras “ruins”, conservantes, entre outros.. E são vendidos com um preço bem mais alto que os pães brancos.

 Será que o pão que vocês tem comprado realmente é um alimento integral? Não se deixem iludir pelo rótulo frontal da embalagem. É uma estratégia de marketing, e na maioria das vezes, não corresponde ao que se encontra dentro do produto. O que realmente importa é o que vem escrito atrás do rótulo, ou seja, os ingredientes e a tabela nutricional. Os ingredientes aparecem em ordem decrescente conforme a quantidade contida no alimento (o primeiro ingrediente é o que está em maior quantidade naquele produto). Alguns sequer contém farinha integral!

Pra quem se interessa pelo assunto, segue um link com a análise de algumas marcas famosas de pães “integrais”. http://fechandoziper.com/padaria-tipo/pao/

Falei muito. Chega de conversa, vamos à receita!

paointegral5

paointegral4

 

PÃO DE BATATA DOCE 100% INTEGRAL:

O preparo é demorado, mas vale muito à pena. Esse é um pão 100% integral, então a  massa é mais pesada e não cresce muito, mas ele fica super macio.

Ingredientes:

  • 400 g de farinha integral (usei de trigo, celíacos usem a que estão habituados)
  • 200 g de batata doce cozida (1 batata média)
  • 100 de farelo de aveia
  • 100 ml água morna (suportável ao toque)
  • 1 ovo
  • 1 colher de chá de  sal (ou 5g)
  • 1 colher de sopa de  açúcar/adoçante (ou 20g)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 envelope de fermento biológico seco

Preparo:

  1. Em um recipiente, misture o fermento com a água morna. Enquanto o fermento hidrata, faça um purê com a batata doce, o ovo e o azeite.
  2. Junte o purê à água com o fermento.
  3. Vá acrescentando os ingredientes secos aos poucos (farinha, aveia, sal e açúcar ou adoçante). Sove bem. Se precisar, acrescente mais farinha para obter o ponto certo do pão. Cubra com um pano de prato e deixe a massa descansar dentro do forno (desligado) de 2 a 3h.
  4. Sove bem a massa novamente, depois modele os pães e coloque em uma forma antiaderente ou untada. Deixe descansar por mais 40 min antes de assá-los.
  5. Dica: pode pincelar com gema ou azeite e adicionar algumas sementes ou flocos de cereais por cima (usei aveia em flocos, mas também fica bom com chia, linhaça, gergelim…). Fica legal fazer alguns cortes na superfície dos pãezinhos.
  6. Assando os pães: os pequenos assaram em 15 minutos (fogo médio, grade de cima), e o maior em 20 minutos (fogo médio, grade de baixo). O tempo vai depender de cada forno.

pãointegral1

paointegral3

Anúncios

5 comentários sobre “Pão 100% Integral (sem leite)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s