Petiscos Saudáveis

Quando nos reunimos na casa de amigos e familiares seja para assistirmos um filme, futebol ou até mesmo para jogar conversa fora, é muito comum servirem os tradicionais petiscos…. O grande problema dessa cultura alimentar não é propriamente comer fora de hora, mas sim ingerir alimentos que de nada beneficiam a saúde. Geralmente, nessas ocasiões, são oferecidos alimentos fritos, ricos em gorduras, colesterol, açúcar e sal, que alteram o funcionamento do organismo e prejudicam a saúde.

Dicas:

  1. Substitua preparações fritas por assadas ou grelhadas. Estas são opções mais saudáveis e menos calóricas.
  2. Evite os alimentos embutidos (salsicha, mortadela, linguiça, presunto) por conterem excesso de sódio, gorduras e conservantes.
  3. Escolha ingredientes naturais para preparar aperitivos, como legumes, castanhas e ervas.
  4. Sirva molhos naturais, usando como base tofu, iogurte natural, ricota ou castanhas.
  5. Evite o consumo de carnes, elas são ricas em gorduras saturadas e hormônios, que prejudicam a saúde do nosso corpo.
  6. Leve suas preparações para a casa dos amigos ou familiares. Além de promover uma alimentação saudável, você não precisará sair da dieta.

 Ideias:

Tomates recheados: riquíssimos em licopeno (auxiliam na prevenção do câncer de próstata) e também em vitamina C (antioxidante). Corte a parte superior dos tomates e recheie com pastinhas de castanhas ou de ricota, temperadas com ervas finas e azeite de oliva. Decore com ervas frescas.

images tomates_cereja_recheados

Cenoura baby: muito betacaroteno e antioxidantes para auxiliar na prevenção do envelhecimento precoce e doenças, além de ser coadjuvante de um bronzeado saudável. Cozinhe as cenouras no vapor, use sal marinho e ervas finas para temperar.

754-cenoura-baby-cozinhe-as-cenouras-no-685x0-1

Ovos de codorna: opção saudável, fonte de gorduras boas e proteínas. Incremente com folhas de alface, tomate e castanhas. Use vinagre balsâmico para temperar.

758-ovo-de-codorna-incremente-com-folhas-685x0-1

 

Salada caprese: no prato ou no palito, intercale pedaços de queijo (tofu, minas, ricota ou a tradicional mussarela de búfala) com tomate e manjericão para dar um toque especial.

762-mussarela-de-bufala-intercale-685x0-1

 

Image

 

Chips de batata doce: rico em carboidratos de absorção lenta, proporcionando saciedade por mais tempo. Faça camadas bem finas e asse no forno com fios de azeite. Deixe o forno em temperatura baixa, para ir assando lentamente. Use um pouco de sal marinho e ervas para temperar.

769-chips-de-batata-doce-faca-camadas-bem-685x0-1

Sanduíche aberto: opção rica em fibras, que prolongam a sensação de saciedade e contribuem para o adequado funcionamento e saúde do intestino, auxiliando no processo de emagrecimento. Asse o pão integral no forno. Prepare a ricota (tradicional ou de resíduo de leite de castanhas) com salsinha, um pouco de sal marinho, azeite e passe por cima do pão ainda quentinho.

770-pao-integral-asse-o-pao-integral-no-685x0-1

 

Espetinhos naturais:  opção super saudável e natural, fonte de diversas vitaminas e minerais, além da proteína (cogumelo). Monte espetinhos com tomate, pepino, abobrinha e cogumelos, tempere com um pouco de sal e ervas. Asse por alguns minutos no forno, churrasqueira ou grill. Depois de pronto, regue com um fio de azeite de oliva.

Espetinho-de-legumes     

 

Legumes com dip de iogurte: faça molhos com iogurte natural ou tofu + ervas (manjericão, salsinha, coentro, orégano) + sal + alho e sirva com os legumes cortados da forma que preferir. Utilize tomates, pepinos, brócolis, rabanete, pimentões, nabo, cenoura…

Imagedownload aperitivo1

 

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “Petiscos Saudáveis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s