Biscoito de Polvilho com Chia (sem ovo e leite)

Ingredientes
1 xícara de polvilho azedo
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de sementes de chia
1/2 xícara de água (utilizei água de kefir, mas pode ser água comum)
1 colher (sobremesa) de óleo ou azeite de oliva

Modo de Preparo

  1. Em uma panela, aqueça a água com o óleo ou azeite até ferver.
  2. Em uma vasilha, misture o polvilho com o sal e a chia. Jogue a água com óleo fervendo sobre o polvilho e mexa com garfo. Conforme esfriar um pouco, pode mexer com a mão mesmo. Ficará com ponto de massa e não grudará nas mãos.
  3. Faça bolinhas, minhocas ou rosquinhas. É importantes que sejam BEM pequenas e finas, pois os biscoitos inflam muito quando vão ao forno. Os meus foram bolinhas de menos de 1 centrúmetro. Quanto mais finos mais crocantes.
  4. Asse no forno pré-aquecido, em temperatura máxima (aproximadamente 300ªC), por 10 a 15 minutos ou até que esquejam crocantes. Asse em assadeira grande e separados uns dos outros, ou todos ficarão grudados em um biscoito gigante.

13814637_10207117189670599_74228810_n
Observações
1. Como vocês viram, eu utilizei água de kefir na minha receita. O kefir é rico em probióticos, que auxiliam na saúde intestinal e, consequentemente, na saúde de uma forma geral. Porém, esses probióticos podem ser perdidos quando aquecidos, então utilizei mais por causa do sabor mesmo. Fica um gosto parecido com o de queijo (inclusive, o kefir é utilizado para elaboração de receitas de queijo e fondues vegeetais).
2. O polvilho é basicamente igual à tapioca (mas antes de ser hidratada), ou seja, é puro carboidrato simples (aquele que não é complexo ou integral). Isso quer dizer que tem poucas fibras e proteínas, que tende a saciar menos e a elevar rapidamente a glicose sanguinea – o que é prejudicial para a saúde e para a perda de peso. Por isso eu adiciono as sementes de chia (que poderiam, sem problemas, ser substituídas por linhaça ou gergelim). Elas aumentarão as fibras da preparação e diminuirão esses “pontos negativos” citados. Mas é claro que o mais importante é ter EQUILÍBRIO! Não há problema em comer eventualmente carboidratos simples.
3. Alguns biscoitos de polvilho comercializados são feitos com realçador de sabor glutamato monossódico e gordura vegetal hidrogenada (gordura trans). Fique atento aos ingredientes na hora de comprar, evitando estes que são bem prejudiciais à saúde.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s